Vitória de Santo Antão, cidade única nas Américas com Santo Antão como padroeiro, possui rica história e cultura. Destaque na música de Luiz Gonzaga e cenário do filme “Lisbela e o Prisioneiro”, a cidade evoluiu de povoação a vila em 1811 e foi oficialmente instalada como município em 1812. Seu território abrangia áreas de diversos municípios atuais. Em 1843, foi elevada à condição de cidade, mas teve seu nome alterado posteriormente para evitar duplicatas na toponímia nacional. Vitória de Santo Antão mantém sua importância cultural e histórica, sendo um local de referência nas Américaste
Duque de Caxias ✯1803 | ✟1880
» PE-Vitória de Santo Antão
» Bronze
» 19**
» L ***cm ; A ***cm
✯Santos
Luís Alves de Lima e Silva
Patrono do exército brasileiro
Nascido em Porto da Estrela, conhecido como “O Pacificador” e “O Duque de Ferro”, foi um militar, político e monarquista brasileiro. Lutou em 1823 contra Portugal, na Independência do Brasil. Passou três anos na Cisplatina na campanha sem sucesso contra a secessão da Cisplatina. Permaneceu leal ao imperador Pedro I durante protestos em 1831, apesar de seus familiares terem abandonado o monarca.
Leão Coroado
» PE-Vitória de Santo Antão
» Bronze
» 19**
» L ***cm ; A ***cm
✯Composição Livre
Em comemoração ao centenário da Revolução Pernambucana de 1817, o governo municipal, na administração do Capitão Eurico do Nascimento Valois, denominou pela Lei nº 199 de 18/03/1917, o antigo Pátio da Estação de Praça Leão Coroado. Ajardinou-o e, no centro, fez construir um monumento: um atleta, coroado de louros, subjugando possante leão, em homenagem ao bravo José de Barros Lima, o Leão Coroado, patriota de 1817.