Correia Picanço

Correia Picanço ✯1745 | ✟1823
» PE-Várzea-Cidade Universitária
» Bronze
» 19**
» L ***cm ; A ***cm

✯Goiana
José Correia Picanço ✯1745 | ✟1823
Criador do primeiro curso de medicina no Brasil – 1808. Fez a primeira operação cesariana do Brasil em 1817, no Hospital Militar do Recife. Acompanhou o parto da Imperatriz Maria Leopoldina, do qual nasceu D. Maria da Glória, futura rainha de Portugal. Casou com Catarina Brochot, na França. Foi pai do marechal José Correia Picanço e do desembargador Antônio Correia Picanço.

José Correia Picanço, primeiro e único barão de Goiana com grandeza (Goiana, 10 de novembro de 1745 — Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 1823), foi um médico luso-brasileiro, aclamado “Patriarca da Medicina Brasileira”. Iniciou carreira em sua capitania natal, Pernambuco, e no ano de 1789 obteve o título de Doutor em Medicina pela Universidade de Paris. Foi nomeado Cirurgião–mor do Reino de Portugal, e criou as primeiras escolas de medicina do Brasil: a Faculdade de Medicina da Bahia e a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Em 1821, antes da partida para Portugal, o Rei D. João VI concedeu-lhe o título de Barão de Goiana. Já após a independência do Brasil, em 1822, recebeu da monarquia brasileira honras de grandeza.

Em sua homenagem, a Sociedade Brasileira de História da Medicina instituiu a “Medalha José Correia Picanço”, que premia nomes notórios da área médica.